Como parte dos requisitos de um Mestrado Profissional, toda pesquisa deve apresentar um produto final. Optei por desenvolver, para o produto final de minha pesquisa, um portfólio on-line. Concordo com o educador espanhol Francisco Imbernón quando ele demonstra, ao abordar sobre a problemática da formação de professores,  especial preocupação com as demandas do terceiro milênio, no que ele chama muito apropriadamente de formar-se para a mudança e a incerteza.

O educador espanhol Francisco Imbernóm

Para este autor, a despeito dos desenvolvimentos educacionais do séc. XX, não foram abandonadas, em sua maioria, as diretrizes centralizadoras, burocratizantes e, por vezes, excludentes da educação que remontam ao séc. XIX. Entretanto, novas funções e atribuições do professor estariam surgindo no séc. XXI, sendo necessária, segundo ele, uma nova cultura profissional.

Os Mestrados Profissionais e sua demanda por produtos finais da pesquisa podem ser vistos, em minha opinião, como parte dessa nova cultura profissional, pois o referido educador espanhol propõe que um dos objetivos de toda formação válida deve ser o de poder ser experimentada e também proporcionar a oportunidade para desenvolver uma prática reflexiva competente.

Dessa maneira, acredito que propor um produto como parte elementar de uma pesquisa acadêmica está vinculado para o que Imbernón chama atenção, de possibilitar que a inovação individual do professor possa se transformar em inovação institucional. Isso ajuda a justificar porque julguei conveniente o uso do portfólio online como produto final desta pesquisa.

Clique na imagem para ler sobre o processo de construção do portfólio.

A intenção de utilizar um portfólio on-line como produto final de minha pesquisa partiu da proposta que a divulgação e difusão do produto final seria muito mais ampla na World Wide Web do que se permanecer restrita ao formato físico ou ainda a um documento digital em um repositório virtual. Minha intenção foi fazer uma fusão entre o conceito do portfólio profissional em seus aspectos de apelo visual e estético com fins de vender uma ideia, e dos aspectos crítico-reflexivos do portfólio acadêmico.