A egressa do mestrado, Ma. Alzanira Santos, realizou uma oficina de cordel no dia 14 de junho de 2021, em um evento da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, um movimento que une educadores, estudantes, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores e organizações para promover e apoiar práticas educacionais “mão na massa”, criativas, relevantes e inclusivas para todo o Brasil.

Alzanira

A oficina teve duração de uma hora, de forma virtual, com a participação de pessoas de vários Estados, e interpretação em libras. No desenrolar, foi falado sobre a importância da Literatura de Cordel, a capacidade de adaptar qualquer conteúdo para versos e estrofes rimadas,  sobre o uso da sextilha (estrofe com seis versos, cuja rima está no segundo, no quarto e no sexto verso) como a possibilidade básica para se construir um cordel.

No momento “mão na massa”, os participantes construíram seus cordéis com temas variados: Amazônia, inclusão, enchente histórica e São João. No final, os novos cordelistas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apresentaram suas ricas produções.

Foram momentos alegres e entusiasmados nos quais os participantes tiveram uma experiência agradável e criativa.

Alzanira Santos foi egressa da Turma 2015 do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, seu trabalho de pesquisa tratou sobre “O Ensino por meio da Literatura de Cordel” e seu produto educacional foi um Portfólio Online: Modos de Ousar Sobre o Ensino Por Meio da Literatura de Cordel.

Fonte: http://ppget.ifam.edu.br/