Hoje é dia #FlashBackFriday, então vamos relembrar, há 8 anos, quando participamos do evento comemorativo dos 40 anos do livro “O Gênio do Crime”, de João Carlos Marinho. Nos anos 90 tive meu primeiro contato com os livros da Turma do Gordo e desde lá me apaixonei e sempre compartilhei e recomendei a leitura aos meus alunos.

Em 2008, após minha recomendação, meu aluno do Curso de Informática do IFAM, Juliano Leitão, leu alguns livros do João e conseguiu seu e-mail na internet. Entrou em contato com o autor, que o respondeu, convidando-o para participar da Bienal do Livro. Contudo, foi somente no ano seguinte que eu e o Juliano conseguimos ir à São Paulo, com financiamento institucional, para participar do evento.

O João Carlos, sabendo da nossa ida, muito generosamente falou com sua irmã Dúnia, que nos hospedou em seu apartamento. Saímos do Aeroporto e fomos para o Bairro de Higienópolis, e fomos recebidos pela Dúnia e pela sua gata Filomena.

Meu aluno Juliano Leitão e a Dúnia, irmã do João Carlos, que nos hospedou em seu apartamento.

Filomena, a gata da Dúnia, também foi nossa anfitriã e companhia na viagem.

Participamos cheios de felicidade da “Festa do Gordo”, como ficou carinhosamente conhecida a comemoração dos 40 anos do livro. João Carlos recebeu os convidados na FNAC Pinheiros, deu autógrafos e respondeu perguntas dos presentes, principalmente muitas crianças que estavam por lá, curiosas, fazendo perguntas sobre detalhes dos enredos dos livros e de seus processos de criação, todas respondidas com muito carinho pelo autor.

João Carlos concede autógrafo ao Juliano.

Óbvio que eu não sairia de lá sem autógrafos do querido João Carlos.

O evento ainda teve um delicioso coquetel, mas o auge da festa, com certeza foram os emocionantes depoimentos concedidos por vários leitores e fãs da obra de João Carlos Marinho. No vídeo abaixo você pode conferir o meu depoimento.

Até hoje, a obra de João Carlos Marinho acompanha minha trajetória docente e não perdemos o contato. Inclusive uma das atividades por mim desenvolvidas em sala de aula é pedir que os alunos leiam um livro do João Carlos Marinho e então enviem a ele um e-mail com suas observações e opiniões, no que são todos respondidos pelo autor.

Meus atuais alunos acabaram de realizar essa atividade. Mas isso é assunto para outra postagem!