No dia 29 de setembro de 2017, dentro da programação do III Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas, realizamos mais uma vez, com muita alegria e orgulho, a oficina “O ensino por meio da Literatura de Cordel”.

Dessa vez, os participantes da oficina eram todos professores. Ladeada pelas minhas sempre presentes parceiras de cordel Nelma e Letícia (que veio de São Gabriel da Cachoeira para o SETA!) e pelo meu amigo cordelista Juvenal, apresentamos a proposta aos oficineiros. Em seguida, conversamos sobre métrica, ritmo e rimas no cordel.

Depois de lerem alguns folhetos de cordel que levamos, chegou o momento dos participantes escolherem o tema e começarem a escrever coletivamente o cordel. Em meio a risadas as ideias foram fluindo e a turma redigiu o cordel “A mulher do corredor”. Com aquele toque de irreverência e humor, mas com singeleza e respeito, os professores oficineiros abordaram uma questão bastante corriqueira do cotidiano docente.

Por fim, confeccionaram uma xilogravura em placa de isopor para ilustrar o cordel. O resultado disso tudo, você confere no vídeo abaixo!